FIREBEE utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.
SISTEMAS DE ALARMES DE INCÊNDIO: CUSTO OU INVESTIMENTO? DICAS

SISTEMAS DE ALARMES DE INCÊNDIO: CUSTO OU INVESTIMENTO?

Um sistema de alarmes de incêndio muitas vezes pode ser considerado como algo não prioritário para uma edificação devido ao seu alto custo de implementação. Fazer com que as pessoas compreendam a importância desse sistema de prevenção ainda é um desafio e um assunto muito importante.

Nos últimos anos estamos presenciando inúmeras tragédias, tanto no Brasil quanto no mundo, em decorrência de grandes incêndios em boates, empresas, edifícios, residências, florestas e muito mais. São ocorrências como essas que chamam a atenção pelo número de óbitos ou perdas irreparáveis de patrimônio, que é necessário repensar e adquirir consciência quanto a importância da prevenção à incêndios. 

 Continue a leitura para compreender mais sobre o assunto. 

Sistemas de Alarmes de Incêndio: Custo ou Investimento?

Antes de entrarmos nesse assunto é necessário compreender primeiro qual a diferença entre um princípio de incêndio e um incêndio. O princípio de incêndio é quando o fogo ainda é possível de controlar sem a ajuda de profissionais do corpo de bombeiros. Já o incêndio é quando esse fogo perdeu o controle e não é mais possível controlá-lo sem a ajuda profissional, nesse caso  pode ser extremamente perigoso para a estrutura física e também para as pessoas. 

Quando acontece um incêndio entre as diversas perdas que ocorrem estão, inclusive, as econômicas. O fogo pode afetar tanto a estrutura do local quanto os materiais contidos ali gerando  perdas indiretas, como atrasos, paralisação da produção, fechamento de empresas, contaminação ambiental, perda de patrimônios históricos e artísticos, como ocorrem em museus e prédios tombados como patrimônios culturais, sem contar nas perdas sociais e casos de lesões físicas das pessoas que circulam pelo local. 

Para que esse tipo de problema seja amenizado ou evitado, a melhor opção é optar por mecanismos que podem dificultar o descontrole do princípio de incêndio, alertando com maior velocidade sobre o foco do problema e facilitando, se necessário, a fuga dos usuários do edifício.

Por isso, uma das principais finalidades de um sistema de alarme de incêndios é preservar as vidas localizadas no ambiente sinistrado, além do patrimônio contido ali. 

Assim, qualquer equipamento de prevenção de incêndio, seja obrigatório ou não, nunca será um gasto mas sim um investimento para que as empresas possam trabalhar sem medo de interromper suas produções ou perder funcionários.

O melhor investimento é a prevenção 

São pequenos detalhes e ações que podem evitar que os incêndios se tornem tragédias. Toda edificação, independente dela ser comercial, residencial ou industrial, deve zelar pela segurança das vidas ali presentes, inclusive adotando sistemas de prevenção e combate a incêndios e cuidando da sua devida manutenção. 

Uma das medidas nas quais empresas e indústrias devem tomar para garantir a segurança é o Projeto Preventivo ou PPCI (Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio), este planejamento é realizado por profissional especializado e tem como dimensionamento as Normas NBRs ou normas internacionais, subsidiando diretrizes e orientações na elaboração desse projeto. Esse é um documento muito importante sob responsabilidade civil e criminal do projetista que visa proteger as vidas presentes no local e os próprios ambientes. 

Entre as instalações principais de equipamentos de segurança coletivo definidas pelo PPCI estão:

  • Sistemas de Detecção e Alarmes de Incêndio
  • Sinalização e orientação de rota de fuga 
  • Iluminação de emergência
  • Porta corta fogo 
  • Compartimentações e pinturas intumescentes 
  • Corrimões adequados 
  • Escadas protegidas 
  • Controles e Exaustão de fumaça, entre outros. 

Essas instalações são utilizadas para combater as chamas e proteger o patrimônio físico ou facilitar uma rápida evacuação.

A importância da manutenção preventiva dos alarmes de incêndio 

Ao  investir em um sistema de prevenção a incêndios é importante estar atento à sua manutenção preventiva. Essa manutenção deve ser feita de maneira periódica de acordo com as recomendações do fabricante e por pessoas especializadas, com o intuito de garantir o pleno funcionamento do equipamento e a segurança de todos que circulam pelo local. 

De acordo com as normas da ABNT NBR 17240, o recomendado é que os procedimentos de manutenção sejam feitos mensalmente, trimestralmente e anualmente, assim além de garantir a segurança das instalações também possibilita economia de recursos ao evitar despesas financeiras decorrentes de uma possível manutenção corretiva. 

Agora que você compreendeu a importância de um sistema de alarme de incêndio, entre em contato com nossos especialistas e saiba como a Firebee pode te ajudar. 
 

 

CONHEÇA O INSTAGRAM DA FIREBEE